Programa Adaptar

O Estado Português criou um programa de apoio às empresas, chamado de Programa ADAPTAR, com vista a “minorar os custos acrescidos para o restabelecimento rápido das condições de funcionamento das micro, pequenas e médias empresas”.

Este programa visa o apoio aos “custos de aquisição de equipamentos de proteção individual para trabalhadores e utentes, equipamentos de higienização, contratos de desinfeção e os custos com a reorganização dos locais de trabalho e alterações de layout dos estabelecimentos”.

De acordo com a informação disponível no Portal do Governo, este apoio contempla 80% das despesas elegíveis, com um limite máximo de 5 mil euros e um mínimo de 500 euros, sendo elegíveis as despesas desde 18 de março, para Microempresas (menos 10 trabalhadores), e de 50% das despesas elegíveis, com um limite máximo de 40 mil euros e um mínimo de 5 mil euros, sendo elegíveis as despesas desde 18 de março, para PME (até 250 trabalhadores, certificadas).

Podem beneficiar deste sistema de incentivos as microempresas e PME de todos os setores de atividade, incluindo comércio e serviços, restauração e alojamento, indústria e transportes, com algumas especificações por setor de atividade.

Este sistema publicado a 14 de Maio, através de Decreto-Lei nº20-G/2020, e cujas candidaturas encontram-se abertas no portal do Portugal2020.

Bulletin

Abonnez-vous à notre Bulletin